Prêmio Mineiro da Qualidade

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O Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), uma das ações promovidas pelo Instituto Qualidade e Produtividade Minas, presta reconhecimento público às empresas que demonstram aderência aos critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) na sua gestão.

Seu principal objetivo é apresentar às empresas candidatas por meio do relatório de avaliação, oportunidades de melhorias que podem ser implementadas no sistema de gestão para melhoria de resultados e aumento da competitividade no mercado.

Os Critérios de Excelência do MEG garantem às empresas melhor compreensão de seu sistema gerencial e uma visão sistêmica da gestão, do mercado e dos cenários, local e global, onde atuam e com os quais se relacionam. São eles:

      • Critério 1 - Liderança,
      • Critério 2 - Estratégias e Planos,
      • Critério 3 - Clientes,
      • Critério 4 - Sociedade,
      • Critério 5 - Informações e Conhecimento,
      • Critério 6 - Pessoas,
      • Critério 7 - Processos,
      • Critério 8 - Resultados.

 

O MEG é uma modelo de referencia para empresas que buscam a excelência da gestão, está estruturado em oito critérios de avaliação e em níveis diferenciados em relação ao grau de exigencias do modelo permitindo que as empresas obtenha uma evolução da maturidade da gestão. Os referenciais, guias de implementação do MEG e de avaliação do PMQ, são divididos em três categorias:

      • Rumo à Excelência – 500 pontos.
      • Compromisso com a Excelência – 250 pontos ou
      • Primeiros Passos Para a Excelência – 125 pontos,

 

As empresas que se inscrevem no processo de avaliadção do PMQ escolhem a categoria a ser avaliada. Durante o processo de avaliação as empresas não são comparadas entre si, são avaliadas quanto à aderência da sua gestão, ou do seu sistema de gestão, em relação ao MEG.

Ao final do processo, a empresa recebe um relatório de avaliação, que registra, objetivamente, os pontos fortes, requisitos a partir dos quais a empresa demonstra a aderência ao MEG e as oportunidades para melhoria, requisitos identificados no sistema de gestão que podem ser aperfeiçoada em relação ao modelo.

 

Benefícios do processo de avaliação do PMQ

      • Integração e alinhamento das práticas gestão para resultados e alcance dos objetivos estratégicos.
      • Identificação de pontos fortes e de oportunidades para melhorar seu sistema de gestão;
      • Recebimento de um Diagnóstico com direcionadores para implementação de melhorias na gestão;
      • Visão sistêmica da empresa com foco em resultados, facilitando também para a tomada de decisões;
      • Aplicação dos Fundamentos e Critérios de Excelência;
      • Maior cooperação interna, com a mobilização e o comprometimento das pessoas envolvidas;
      • Reconhecimento do mercado e da sociedade.

 

Preservação do sigilo

Os nomes das empresas candidatas ao PMQ, os comentários e as informações sobre a pontuação obtida durante o processo de avaliação são considerados sigilosos e, portanto, serão tratados confidencialmente. As informações estarão disponíveis somente para os atores diretamente envolvidos nos processos de avaliação das candidatas. Os membros da Equipe Avaliadora são designados segundo regras rígidas, para evitar conflitos de interesse, e não recebem nenhuma informação quanto ao nome, ao conteúdo do Caderno de Avaliação ou à situação das candidatas para as quais não foram designados.

As informações sobre boas práticas de gestão somente poderão ser divulgadas com autorização prévia das empresas reconhecidas no PMQ. Os participantes de um ciclo devem observar o Código de Ética que orienta as atividades da Equipe Avaliadora.

 

 

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