Institucional

Home / Institucional

O Instituto Qualidade e Produtividade Minas (IQPM), anteriormente denominado Instituto Qualidade Minas (IQM), foi criado em 2002 com o objetivo de estabelecer ações para que o Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade (PMQP) fosse uma realidade e cumprisse sua missão.

 

O PMQP nasceu em 1991 como desdobramento do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP) instituído em 1990 pelo Governo Federal. Esse programa tinha como objetivo promover a competitividade das empresas nacionais por meio da melhoria da qualidade da sua gestão, de seus processos, produtos e serviços. Em 1998 o PMQP foi formalizado como um Programa do Governo Estadual por meio do Decreto 39.561, de 30 de abril de 1998, substituído posteriormente pelo Decreto 45.195, de 13 de outubro de 2009.

A Missão do PMQP é contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Minas Gerais.

 

Desde sua criação o IQPM estabeleceu como foco estratégico a adoção do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), um modelo de gestão reconhecido internacionalmente e divulgado no Brasil Pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O MEG foi identificado junto a empresas que apresentam sistematicamente excelentes resultados, satisfazendo as necessidades e expectativas das suas partes interessadas. Essas empresas são consideradas de “Classe Mundial”. O IQPM é a única instituição em Minas Gerais reconhecida e credenciada pela Fundação Nacional da Qualidade para capacitação e implementação do MEG nas empresas de MG.

 

 Dentre as ações conduzidas pelo IQPM destacam-se o Programa de Gestão pela Qualidade Rumo a Excelência (PGQE) que capacita as empresas mineiras para adoção do Modelo de Excelência da Gestão (MEG). O Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ) que reconhece e premia as empresas mineiras que demonstram adesão ao MEG. O Prêmio para as Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), promovido pelo SEBRAE e pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e operacionalizado pelo IQPM. Em desenvolvimento atualmente, o projeto em parceria com a CODEMIG e a FIEMG/IEL na Revitalização dos Distritos Industriais de Minas Gerais, o Programa de Excelência da Gestão da Polícia Militar de Minas Gerais, diversos programas e projetos junto à FIEMG e ao SEBRAE Minas e muitos outros realizados ao longo dos últimos quatorze anos.

 

Em 2015 o IQM se desvinculou do PMQP, remodelou a sua estrutura operacional de forma a torna-la mais dinâmica e funcional e mudou sua denominação para IQPM adicionando o “P” com o objetivo de dar ênfase na questão da Produtividade, uma real necessidade das organizações de Minas Gerais para se tornarem mais competitivas e sustentáveis. Diante disso, além de mantermos os demais projetos, lançamos um novo Programa, o Programa de Gestão para a Produtividade que tem como objetivo identificar e atuar em elementos específicos dentro de cada empresa para apoiá-las no aumento da sua capacidade de gerar valor para o seu negócio e para as suas partes interessadas.

   Em decorrência da separação do IQPM e do PMQP, este novo “site” do IQPM substitui o do PMQP, utilizado conjuntamente pelo Programa e pelo Instituto durante muitos anos. A nossa proposta com este novo “site” é uma melhor e mais ampla divulgação das ações do IQPM e dos temas relacionados à excelência na gestão. Os artigos que serão divulgados regularmente no “Blog” vão contribuir para a melhoria da gestão das empresas de Minas Gerais, objetivo principal do IQPM.

 

Deixamos aqui um convite dirigido a todas as pessoas que tem interesse na gestão empresarial, e na sua melhoria contínua, a visitarem regularmente o “site” do IQPM.

 

                                                                          

                    

 

 

  • Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1890, Salas 602, 604 e 606, Carmo | CEP: 30320000
  • (31) 3055-8060
© 2016 IQPM - Todos os direitos reservados